SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Promoting behavior changes in children: the role of care givers selfmonitoring behaviorMolar functional analyses associated to acceptance and commitment therapy in a case of obsessive-compulsive disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

LACERDA, Larissa  and  COSTA, Nazaré. Relação entre comportamentos emocionais ciumentos e violência contra a mulher. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp. 21-36. ISSN 1517-5545.

O "ciúme" frequentemente é associado, na literatura, à violência contra a mulher cometida por seus parceiros, supondo-se uma relação causal entre ambos. Partindo do enfoque da Análise do Comportamento, buscou-se investigar se existe relação entre esses comportamentos ("ciúme" e violência) por meio dos relatos de 10 mulheres, abrigadas em uma instituição de proteção a vítimas de violência, que consideravam seus parceiros ciumentos. Criaram-se categorias de análise para as definições de "ciúme" e para os antecedentes às respostas emocionais ciumentas, além da elaboração de relações de contingências tríplices para cada exemplo de "ciúme" fornecido pelas participantes. Todas as participantes entrevistadas relataram comportamentos violentos do parceiro ao descrever uma situação de "ciúme" e todas citaram a suspeita de envolvimento com outra pessoa como situação antecedente ao "ciúme". As análises levaram a propor uma forma diferente de tratar a relação entre "ciúme" e violência, considerando os comportamentos agressivos dos parceiros como um tipo (topografia) de "ciúme".

Keywords : ciúme; violência contra a mulher; análise do comportamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )