SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Relação entre comportamentos emocionais ciumentos e violência contra a mulherAnálise comportamental de relatos verbais de mães de crianças com dermatose crônica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

SILVA, José Leonardo Neves e  e  DE-FARIAS, Ana Karina Curado Rangel. Análises funcionais molares associadas à terapia de aceitação e compromisso em um caso de transtorno obsessivo-compulsivo. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp. 37-56. ISSN 1517-5545.

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um quadro caracterizado por obsessões e compulsões, provocando prejuízos em contextos sociais, familiares e de trabalho. O presente estudo teve como objetivo demonstrar a relevância de análises funcionais molares associadas ao instrumental da ACT, ilustrando com um caso clínico de TOC. Ao longo de 68 sessões, foi possível identificar padrões comportamentais amplos de comunicação agressiva, busca de controle e habilidade de argumentação verbal, funcionalmente relacionados ao TOC, bem como ampla sensibilidade a contextos sócio-verbais de literalidade e de dar razões, relacionados a forte padrão de esquiva experiencial. A compreensão das contingências atuais e históricas propiciaram a aceitação dos estados privados aversivos e o comprometimento com a exposição a contextos terapêuticos, no sentido de enfraquecer comportamentos funcionalmente semelhantes aos obsessivo-compulsivos, porém com menor relevância emocional, o que levou ao enfraquecimento dos sintomas de TOC e a melhorias nas relações com familiares e colegas de trabalho.

Palavras-chave : transtorno obsessivo-compulsivo; Análise Comportamental Clínica; análises funcionais molares; Teoria dos Quadros Relacionais; Terapia de Aceitação e Compromisso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )