SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Análises funcionais molares associadas à terapia de aceitação e compromisso em um caso de transtorno obsessivo-compulsivoEscola experimental de primatas: análise da coerência entre pressupostos e práticas empíricas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

GON, Marcia Cristina Caserta; GON, Airton Santos  y  ZAZULA, Robson. Análise comportamental de relatos verbais de mães de crianças com dermatose crônica. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp. 57-71. ISSN 1517-5545.

Objetiva-se apresentar os relatos de mães de crianças com dermatose crônica e discuti-los de acordo com a perspectiva da Análise do Comportamento. Trinta e duas mães de crianças de 6 a 12 anos de idade com dermatose crônica responderam a um roteiro de entrevista. As mães descreveram as crianças como ansiosas, isoladas socialmente, com queixas somáticas, irritabilidade e com dificuldades de adesão ao tratamento. Houve relato de sentimentos de culpa, desamparo e preocupações relacionadas à doença, e cansaço, por não conseguirem fazer com que a criança seguisse o tratamento. A análise comportamental dos relatos, conduzida por meio da descrição de contingências e da formulação de hipóteses funcionais, permitiu identificar situações ou condições aversivas (reação ao diagnóstico, identificação de fatores responsáveis pelo aparecimento e/ou piora dos sintomas, adesão ao tratamento e preconceito) nas quais estes sentimentos foram relatados e suas consequências para as mães e as crianças.

Palabras clave : dermatoses crônicas; relatos verbais; estigmatização; adesão ao tratamento; autocontrole.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )