SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Análise comportamental de relatos verbais de mães de crianças com dermatose crônica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

NAGAHAMA, Milena Monteiro  y  SOUZA, Carlos Barbosa Alves de. Escola experimental de primatas: análise da coerência entre pressupostos e práticas empíricas. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp. 72-87. ISSN 1517-5545.

Este estudo investigou a coerência entre os pressupostos teóricos e a prática empírica dos estudos experimentais da Escola Experimental de Primatas (EEP), especialmente sobre a existência de homologias de processos comportamentais entre macacos-prego (Sapajus spp.) e seres humanos. Foram analisados 1) a origem dos objetivos e dos procedimentos dos estudos; 2) se os objetivos propostos foram alcançados ou não; e 3) se nos estudos da EEP é discutida a questão do modelo animal e/ou a aplicabilidade dos procedimentos utilizados nos estudos para humanos. Verificou-se que não são apresentados dados empíricos que sustentem a homologia sugerida na proposta teórica norteadora da EEP. Sugere-se 1) o desenvolvimento de estudos empíricos que validem a homologia de processos comportamentais entre alguns repertórios dos macacos-prego e humanos; e 2) dar início à aplicação dos achados da pesquisa básica da EEP no desenvolvimento de procedimentos para ensinar repertórios relacionais para pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo.

Palabras clave : modelos animais; escola experimental de primatas; homologia de processos comportamentais; coerência científica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )