SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Specifying the therapist contingent responding in the functional analytic psychotherapyDietary restriction and behavioral problems of children with Prader Willi syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

ALMEIDA, Paola E. M. et al. Comportamento alimentar e transtorno alimentar: uma discussão de variáveis determinantes da anorexia e da bulimia. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2014, vol.16, n.1, pp. 21-29. ISSN 1517-5545.

O presente trabalho apresenta uma revisão crítica dos critérios diagnósticos e modelos de determinação da anorexia e bulimia, a partir de publicações veiculadas no International Journal of Eating Disorders. Questiona, particularmente, a noção de determinação interna destes transtornos, enfatizando a questão da fobia de peso (fat phobia) como um exemplo deste modo de interpretação. A recuperação do modelo biocomportamental de anorexia induzida por atividade física (activicty anorexia), e do conjunto de experimentos que o embasam, pretende incitar a consideração de explicações alternativas aos transtornos alimentares, sem a necessidade de apelo para variáveis cognitivas ou emocionais como determinantes destes transtornos.

Keywords : transtornos alimentares; fobia de peso; anorexia induzida por atividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )