SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1A especificação do responder contingente do terapeuta na psicoterapia analítica funcionalRestrição alimentar e problemas de comportamento de crianças com Síndrome de Prader-Willi índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

ALMEIDA, Paola E. M. et al. Comportamento alimentar e transtorno alimentar: uma discussão de variáveis determinantes da anorexia e da bulimia. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2014, vol.16, n.1, pp. 21-29. ISSN 1517-5545.

O presente trabalho apresenta uma revisão crítica dos critérios diagnósticos e modelos de determinação da anorexia e bulimia, a partir de publicações veiculadas no International Journal of Eating Disorders. Questiona, particularmente, a noção de determinação interna destes transtornos, enfatizando a questão da fobia de peso (fat phobia) como um exemplo deste modo de interpretação. A recuperação do modelo biocomportamental de anorexia induzida por atividade física (activicty anorexia), e do conjunto de experimentos que o embasam, pretende incitar a consideração de explicações alternativas aos transtornos alimentares, sem a necessidade de apelo para variáveis cognitivas ou emocionais como determinantes destes transtornos.

Palavras-chave : transtornos alimentares; fobia de peso; anorexia induzida por atividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )