SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Comportamento alimentar e transtorno alimentar: uma discussão de variáveis determinantes da anorexia e da bulimiaDa Gnosiologia à Epistemologia: um caminho científico para uma terapia baseada em evidências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

MESQUITA, Maria Luiza Guedes de et al. Restrição alimentar e problemas de comportamento de crianças com Síndrome de Prader-Willi. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2014, vol.16, n.1, pp. 30-40. ISSN 1517-5545.

A síndrome de Prader Willi (SPW) é uma doença genética causada pela deleção de genes na região 15q11-13. Associa-se com deficiência intelectual e alterações neurocomportamentais de difícil manejo. O objetivo do estudo foi comparar os problemas de comportamento de dois grupos de crianças e adolescentes com SPW em função da possibilidade de acesso livre e de acesso restrito a alimentos no ambiente familiar. A amostra foi composta por 12 crianças e adolescentes com diagnóstico citogenético-molecular para SPW (seis em cada grupo) e suas respectivas mães. Das crianças e adolescentes foi registrado o peso corporal em Kg e junto às mães foi aplicado o Inventário de Comportamentos para Crianças e Adolescentes entre 6 e 18 anos (CBCL/6-18). Houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos em relação a problemas de ansiedade e depressão, violação de regras e desafio e oposição. O grupo de acesso restrito ao alimento apresentou maior número de problemas comportamentais.

Palavras-chave : Síndrome de Prader Willi; Problemas de comportamento; Manejo; Hiperfagia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )