SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Restrição alimentar e problemas de comportamento de crianças com Síndrome de Prader-WilliO papel da terapia cognivo-comportamental na anorexia nervosa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

MORENO, André Luiz  y  WAINER, Ricardo. Da Gnosiologia à Epistemologia: um caminho científico para uma terapia baseada em evidências. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2014, vol.16, n.1, pp. 41-54. ISSN 1517-5545.

Este trabalho tem como objetivo discutir como conceitos da teoria do conhecimento, particularmente a gnosiologia e a epistemologia, podem contribuir para o estudo das bases filosóficas da terapia cognitiva. Outro objetivo deste trabalho é analisar a influência do construtivismo e do racionalismo crítico no desenvolvimento dos objetivos terapêuticos e das técnicas em terapia cognitiva. Esses objetivos são alcançados a partir da revisão do idealismo transcendental de Kant, do conceito de construtivismo e da influência da psicologia cognitiva na terapia cognitiva. Analisa-se também a terapia cognitiva como uma prática científica, baseada no método hipotético-dedutivo. Nesse sentido, as etapas do processo terapêutico em terapia cognitiva e a aplicabilidade de algumas técnicas cognitivas e comportamentais em cada etapa são analisadas a partir do método hipotético-dedutivo, utilizando como analogia as práticas de pesquisa. Por fim, discute-se a visão da terapia cognitiva como um processo de aprendizagem e a influência do terapeuta no processo terapêutico.

Palabras clave : terapia cognitiva; gnosiologia; epistemologia; racionalismo crítico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )