SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Linguagem e mal-estarDemarcación de la psicología cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

ARAUJO, Maria Gercileni Campos de. Subjetividade, crise e narratividade. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2002, vol.2, n.1, pp. 79-91. ISSN 1518-6148.

Parte-se do pressuposto de que a subjetividade se engendra no social, incluindo modos de organizar as experiências do cotidiano, as formas singulares de agir, pensar e sentir. Contempora-neamente, a concepção de subjetividade desloca-se da herança Moderna, que a fazia equivalente à noção de sujeito auto-reflexivo, nos moldes cartesianos. A subjetividade não se reduz à coincidência consigo mesma, princípio de identidade, nem se confunde com a interioridade acessada pela ação reflexiva. A subjetividade está para além do eu, da individualidade, do si mesmo. Discutem-se os modos de produção da subjetividade apontando para a crise a que estão submetidas as sociedades capitalistas, como o Brasil. Apoia-se na hipótese de que essas sociedades tendem a bloquear processos de singularização e a perpetrar processos de individualização em série. Ameaçados na singularidade de seus modos de vida, os homens passam a organizar suas experiências segundo padrões universais que fabricam individualidades seriadas e manipuladas que proliferam como emblemas nos canais da mídia. Discute-se a noção de subjetividade enquanto ethos, e a concepção de experiência narrativa, nos termos de Walter Benjamin, articulando os espaços psicoterápico e psicanalítico, como dispositivos ofertados pela civilização do século XX, em que se pode tentar resgatar a possibilidade da singularização e da historicidade de subjetividades.

Palavras-chave : Subjetividade; narratividade; clínica psicanalítica; contemporaneidade; psicoterapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License