SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue1Demarcación de la psicología culturalPrazer do consumo ou consumo do prazer?: AIDS, consumismo e mal-estar contemporâneo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148On-line version ISSN 2175-3644

Abstract

MARTINS, José Clerton de Oliveira. Festa e ritual, conceitos esquecidos nas organizações. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2002, vol.2, n.1, pp. 118-128. ISSN 1518-6148.

O mundo das organizações vem se constituindo num universo para compreensão e análise da complexidade do homem. Neste contexto, resgata-se muito do que se perdeu na evolução do trabalho. Ao tentar compreender o homem, o que o estimula, motiva, realiza, faz-se necessário o resgate de conceitos inerentes a essa complexidade. Neste estudo, refletimos o fenômeno festa e ritual, como importantes no desenvolver da tarefa e ao contexto da socialização e significação do tempo de trabalho para quem o executa. Tal estudo teve como base uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo etnográfica, realizada com um grupo de condutores. O estudo comprova a introdução de rituais festivos, na rotina instituída que, ao fim, se constituem em elementos de significação do trabalho rotineiro para os que o executam.

Keywords : trabalho; festa; ritual; tempo de trabalho; tempo de festa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License