SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2Das relações sujeito-instituição: uma leitura psicanalíticaPuxa-se um umbigo: considerações psicanalíticas acerca do histrionismo na estrutura histérica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148On-line version ISSN 2175-3644

Abstract

CAVALCANTE, Sylvia. A psicologia ambiental na Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2002, vol.2, n.2, pp. 161-187. ISSN 1518-6148.

Este trabalho relata o estágio da prática acadêmica na área da Psicologia Ambiental na Universidade de Fortaleza. A partir de uma perspectiva temporal, ele está dividido em três grandes partes: o histórico onde apresento como a área tomou corpo dentro da Universidade; a situação atual onde descrevo os diversos itens - dissertações de mestrado, pesquisas de Iniciação Científica, ensino nas graduações de Arquitetura e Psicologia, atividades do Laboratório de Estudos das Relações Humano Ambientais - da pesquisa, do ensino e das perspectivas de extensão, e a última, que chamo de perspectivas futuras, onde faço uma reflexão sobre as possibilidades de atuação que se descortinam. Ao final concluo apontando possíveis caminhos para a consolidação da Psicologia Ambiental tanto na Universidade como dentro do contexto brasileiro, ao mesmo tempo em que destaco os aportes característicos dessa abordagem para a questão ambiental contemporânea.

Keywords : psicologia ambiental; ensino; pesquisa; universidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License