SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2A psicologia ambiental na Universidade de Fortaleza - UNIFORAngústia e desamparo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

GOLDBERG, Sidnei Artur. Puxa-se um umbigo: considerações psicanalíticas acerca do histrionismo na estrutura histérica. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2002, vol.2, n.2, pp. 188-202. ISSN 1518-6148.

Este artigo inicia retomando a teoria freudiana dos sonhos, acentuando seu caráter imaginário e o processo de transposição para uma literalidade realizado pela análise. Em seguida, trabalha e isola o traço de histrionismo na histeria, tomado da semiologia médica. Em primeiro lugar mostrando as duas posições do discurso médico frente a este traço e, em segundo, mostrando como a psicanálise, tal qual opera frente ao sonho, procura transpor este "dar a ver" numa literalidade a ser decifrada em mensagem inconsciente dirigida a um Outro, com a conseqüente implicação subjetiva do sujeito neste processo. Desvela-se assim o aspecto relacional do sofrer e gozar histérico. Ao final, temos o relato de uma sessão intrincando teoria e clínica.

Palavras-chave : sonho; histrionismo; histeria; inconsciente; desejo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License