SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1Loucura, cidadania e subjetividade: confluências e impassesDa identificação maciça à emergência do sujeito author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148On-line version ISSN 2175-3644

Abstract

GOMES, Mônica Araújo  and  PEREIRA, Maria Lúcia Duarte. O adolescente e a rua: encantos e desencantos. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2003, vol.3, n.1, pp. 106-120. ISSN 1518-6148.

Dado o acelerado processo de rompimento dos vínculos familiares, em decorrência do avanço da problemática do adolescente em situação de rua e o agravamento das condições de vida dessa população nas ruas, e tendo como pressuposto que a família é, em princípio, o locus ideal para o desenvolvimento psicossocial do individuo, este estudo objetiva identificar as representações sociais sobre família elaboradas por adolescentes em situação de rua e suas famílias, bem como verificar a importância das representações sociais no âmbito da comunicação e como guia de comportamento entre eles, destacando os aspectos psicossociais. Trata-se de um estudo de campo, exploratório, fundamentado na Teoria das Representações Sociais. A pesquisa desenvolveu-se no Albergue do Pólo Central de Atendimento, unidade da Secretaria do Trabalho e Ação Social, localizado em Fortaleza-Ceará, que acolhe adolescentes na situação sob enfoque. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: teste de Associação Livre de Palavras, contemplando 40 sujeitos; entrevista semi-estruturada, avaliando 31 sujeitos, definidos por saturação; e observação assistemática. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo temática, apoiada nos pressupostos de Bardin, e à avaliação estatística, com base no programa Tri-Deux-Mots. Os dados analisados apontaram cinco categorias empíricas: concepções sobre família; sentimentos sobre família; causas da desestruturação da família; atributos sobre a rua e construção da identidade social. Os resultados mostraram que família representa sentimentos ambivalentes, agregador - desagregador, associada à imagem de família real e sonhada, construída a partir da interação dos sujeitos no seu cotidiano, influenciando e sendo influenciada por relações familiares conflituosas.

Keywords : adolescente; família; representações sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License