SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1Juan Rulfo y el ensueño del tiempoNa Natureza, no Homem e na Sociedade, nada se cria, nada se transforma... tudo se repete author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148On-line version ISSN 2175-3644

Abstract

SILVA, Mozart Linhares da. Educação intercultural e pós modernidade. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2003, vol.3, n.1, pp. 151-163. ISSN 1518-6148.

O objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões acerca da educação intercultural a partir das transformações da perspectiva do tempo, da memória e da alteridade nas sociedades contemporâneas. Para tanto, a análise enfoca três aspectos: a) a crise da modernidade e a fratura da idéia de devir; b) a expansão do presente (presenteísmo) e um novo recorte da memória e da alteridade e c) educação intercultural e multitemporalidade nas sociedades contemporâneas. No primeiro aspecto, a análise aborda a idéia de tempo construída na modernidade e seus desdobramentos nas noções de identidade e nação, questões, vale lembrar, que nortearam as categorias de progresso, evolução e devir. No segundo aspecto, a análise redimensiona a noção de tempo nas sociedades contemporâneas, a partir da crise da modernidade e da emergência do chamado presenteísmo, o que implica numa nova construção da idéia de memória social. No terceiro, procurar-se-á problematizar as perspectivas da educação frente à questão da alteridade.

Keywords : tempo; modernidade; multticulturalismo; educação; Identidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License