SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Na Natureza, no Homem e na Sociedade, nada se cria, nada se transforma... tudo se repeteAs graves questões comportamentias referentes ao conceito de Turismo e de turista, nas quais se baseiam a antropologia e a sociologia, resolvem-se através da psicologia da gestalt índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

TEIXEIRA, Leônia Cavalcante. Sobre a escuta de ecos literários e a escrita da clínica na re-invenção da psicanálise. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2003, vol.3, n.1, pp. 187-196. ISSN 1518-6148.

Trataremos de uma reflexão sobre o lugar da literatura na elaboração do saber psicanalítico. O objetivo é delinear sua importância fundamental nesse processo, a partir do reconhecimento de que a escrita literária se impõe como necessidade para Freud, ocupando locus basilar na caminhada contínua de formação para o analista. Consideramos que os ecos dos efeitos que a literatura lhe causou constituem matéria-prima para a produção do saber psicanalítico, caracterizando um estilo de escrita singular e inseparável dos modos de transmissão da psicanálise. Neste artigo, ressaltamos o lugar de Freud como autor e a transferência ao seu estilo como um importante fator de filiação no percurso do formar-se analista. Também destacamos a escrita sobre a clínica e a interessante questão do analista-escritor.

Palavras-chave : literatura; metapsicologia; clínica; escrita; formação do analista.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License