SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1Sobre a escuta de ecos literários e a escrita da clínica na re-invenção da psicanálise author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148On-line version ISSN 2175-3644

Abstract

CESAR, José Renato de Castro. As graves questões comportamentias referentes ao conceito de Turismo e de turista, nas quais se baseiam a antropologia e a sociologia, resolvem-se através da psicologia da gestalt. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2003, vol.3, n.1, pp. 197-208. ISSN 1518-6148.

O presente artigo trata a questão sociológica e antropológica referente aos conceitos objetivos de Turismo e turista, para demonstrar que a importância dos fatos objetivos referentes ao fenômeno do turismo se situa na análise do problema crítico desta atividade, que se resume no comportamento de pessoas, enquanto formadoras de grupos de consumidores, e não na questão conceitual, pura e simples, dos termos. Pretende demonstrar que só através da psicologia da gestalt e da análise da herança teológica do pensamento moderno se pode explicar a civilização do lazer e do ócio, hoje contraposta à civilização do trabalho. Faz uma análise da alienação do lazer e do ócio (no turismo) como sendo derivada da alienação do trabalho e da anomia crônica nas relações entre firmas. Procura demonstrar que só através da realização da gestalt e da ação comunicativa na formação de grupos psicológicos (de turistas e de residentes) se pode chegar a evolução dos grupos geográficos, para, assim, se efetivar localmente a gestão sustentável do turismo e da hospitalidade.

Keywords : gestalt; sociologia e antropologia do turismo; gestão sustentável do turismo e da hospitalidade; civilização do trabalho; do lazer e do ócio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License