SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2SIDA: discursos y prácticasO desespero contemporâneo em Extensão do domínio da luta, de Michel Houellebecq author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148On-line version ISSN 2175-3644

Abstract

NEGREIROS, Teresa Creusa de Góes Monteiro. Espiritualidade: desejo de eternidade ou sinal de maturidade?. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2003, vol.3, n.2, pp. 275-291. ISSN 1518-6148.

Neste texto sobre a relação espiritualidade e envelhecimento, destacamos que, além deste tema ser passível de preconceito, com recente inserção na literatura científica e acadêmica, ainda permanece, em psicologia, a polêmica.- Será a espiritualidade um sinal de maturidade ou refere-se a um desejo infantil de eternizar-se, a ser superado? Apresentamos múltiplas concepções de espiritualidade e procuramos mostrar que há vários indicadores de que a busca de um sentido para a vida, a presença da fé, a prática de virtudes e a crença na transcendência, com o avançar da idade, atenua o impacto de novas formas de mal-estar contemporâneo vividos pelos idosos, bem como pode atuar como um recurso para melhoria de condições de saúde e prolongamento da vida.

Keywords : espiritualidade; envelhecimento; sentido da vida; mal-estar contemporâneo; maturidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License