SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2O desespero contemporâneo em Extensão do domínio da luta, de Michel HouellebecqSubjetividade e saúde coletiva: produção de discursos na re-significação do processo saúde-doença no pós-moderno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

SALGADO, Maria das Graças de Santana. Subjetividade, gênero e poder: a expressão cultural da emoção na integração médico-paciente . Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2003, vol.3, n.2, pp. 311-352. ISSN 1518-6148.

Entendendo que, quando em situação de sofrimento, o discurso do paciente sobre o médico oscila entre a submissão completa e a formulação de queixas, este trabalho desenvolve uma análise qualitativa do discurso da emoção do cliente através de cartas de reclamação contra médicos conveniados de um seguro de saúde, observando gênero e poder como aspectos relevantes da interação. A orientação teórica baseia-se na noção de emoção um construto cultural e uma prática discursiva, na noção de face (Goffman, 1967; Brown & Levinson, 1978/2001) e no modelo sugerido por Schimanoff (1987) acerca de emoções que honram e/ou ameaçam a face dos participantes. Resultados parciais indicam que, neste contexto, pacientes destratados elaboram o discurso emocional atribuindo graus diferenciados de responsabilidade ao médico e à empresa. Semelhanças e diferenças de estratégias discursivas adotadas representam atos explícitos de ameaça a face do médico e relativo alinhamento com a empresa.

Palavras-chave : emoção; gênero; poder; face; discurso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License