SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1Um peso na alma: o corpo gordo e a mídiaDois romances, tempos distintos: uma reflexão sobre o amor e o ciúme na atualidade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148

Abstract

DUNKER, Christian Ingo Lenz. Formas de apresentação do sofrimento psíquico: alguns tipos clínicos no Brasil contemporâneo . Rev. Mal-Estar e Subj. [online]. 2004, vol.4, n.1, pp. 94-111. ISSN 1518-6148.

O presente artigo discute a tipificação do sofrimento psíquico no quadro dos discursos tendentes à homogenização da subjetividade. Entendem-se por tipo clínico formas regulares de apresentação do sofrimento psíquico que se apóiam, em sua expressão, em diferentes estratégias discursivas. A tipificação opera gerando formas particulares de subjetivação onde sua tensão com o universal, que as determina, não aparece dialetizada. Exclui-se neste processo a singularidade como aspecto constitutivo do sujeito. Entende-se o discurso na acepção formulada por Lacan (1968). Utiliza-se a noção de cálculo neurótico do gozo (Dunker, 2003) para indicar as operações de ciframento e organização discursiva do sofrimento pelo sujeito. O objetivo do estudo é descrever como tais tipos clínicos acabam por compor diferentes relações entre o sujeito, o saber e o gozo. Configurações estas que são congruentes com certas formações ideológicas contemporâneas, particularmente a estetização da subjetividade. Abordam-se alguns efeitos clínicos da tipificação do sofrimento psíquico no quadro da migração de saberes e retóricas específicas, em uma época marcada pela mercantilização da subjetividade. Apresenta-se, a seguir, um pequeno percurso clínico marcado por diferentes tipificações e, simultaneamente, pelos esforços de singularização.

Keywords : psicanálise; clínica; sujeito; estética; discurso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License