SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1O elogio ao isolamento em As Horas, romance de Michael Cunningham e filme de Stephen DaldryEntre o cordel e o Pau-Brasil: uma metáfora diacro-sincrônica do Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148

Abstract

PRADO, José Henrique da Silva. O mal-estar na literatura: uma leitura comparatista . Rev. Mal-Estar e Subj. [online]. 2004, vol.4, n.1, pp. 156-170. ISSN 1518-6148.

O objetivo deste trabalho é desenvolver um estudo comparativo entre dois importantes contos da literatura mundial: A queda da casa de Usher, de Edgar Allan Poe, e Casa Tomada, de Julio Cortázar. Inicialmente, procederemos a uma análise individual de cada um dos contos, para, em seguida, confrontar os dois textos, buscando identificar suas semelhanças e diferenças. A metodologia utilizada em nosso trabalho se apoiará na teoria da intertextualidade, que procura mostrar, em linhas gerais, de que forma um autor utiliza outro como fonte, ou seja, como uma obra encontra sua própria originalidade, tendo por ponto de partida uma base já existente. No presente caso, isso significa analisar o aproveitamento feito por Cortázar, de elementos presentes na obra de Poe, isto é, quais as contribuições trazidas pelo autor argentino, ao fazer uma releitura do conto do escritor norte-americano. Convém ressaltar que nossa intenção não é tentar identificar qual dos dois autores é o melhor, e sim procurar salientar pontos marcantes comuns aos dois contos, as características que se sobressaem em ambos os textos. A bibliografia que utilizaremos, em nosso estudo, contém não somente obras relacionadas especificamente aos escritores estudados, mas inclui também textos, livros e artigos voltados para as áreas de literatura comparada e teoria literária.

Keywords : mal-estar; literatura comparada; influência; intertextualidade; subjetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License