SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Segregação, gozo e sintomaSujeito, sofrimento psiquico e contemporaneidade: uma posição author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148On-line version ISSN 2175-3644

Abstract

COUTO, Luís Flávio  and  CECCARELLI, Paulo Roberto. O gozo extático do expectador de uma cena perversa. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2004, vol.4, n.2, pp. 266-276. ISSN 1518-6148.

A questão do gozo extático, ponto nodal e traumático de alguém que se vê confrontado a uma cena perversa, merece uma atenção particular. Trata-se de um estado provocado pelo desencadeamento, em um sujeito, de uma certa experiência real acompanhada de paralisia motora carregada de susto que deixa esse alguém perplexo e fascinado frente à visão de uma cena perversa da qual não é capaz de desvencilhar-se facilmente. Procura-se, nesta pesquisa, estabelecer os elementos de comparação entre este o ponto de gozo do estado extático e a experiência infantil de um ponto nela despertado pelo outro. Nesse sentido, trabalha-se com a hipótese de um 'saber como se goza' do perverso. Ou seja, com hipótese de que o perverso é capaz de detectar o tipo de ação que produz, no outro que a vê, o horror. E disso ele se ocupa para gozar. O perverso detém o saber de como despertar esse ponto extático que deixa o outro totalmente desamparado e entorpecido. Para o perverso, que goza do horror produzido, esse provocar reforça a sua sensação de nada haver que o limite, jogando-o, cada vez mais, na sensação de tudo poder. Nesse sentido, pode-se dizer que o sujeito se encontra subjugado ao outro, certamente repetindo uma experiência arcaica do encontro com a alteridade. Não se trata de 'estático' (statique), 'parado', mas de um termo para descrever um limite mortal, que não deixa de guardar semelhança com a palavra 'êxtase' (extase) da qual deriva.

Keywords : Psicanálise; Lacan; gozo estático; perverso; real.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License