SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2O gozo extático do expectador de uma cena perversaLeitura psicanalítica da publicidade amorosa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

CARNEIRO, Henrique Figueiredo. Sujeito, sofrimento psiquico e contemporaneidade: uma posição. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2004, vol.4, n.2, pp. 277-295. ISSN 1518-6148.

A clínica psicanalítica se depara hoje com os efeitos de novas realidades discursivas. Entre elas, o discurso da tecnociência merece grande destaque por afetar radicalmente a posição do sujeito diante do objeto de consumo e, conseqüentemente, a relação que estabelece com o corpo em função do mal-estar na cultura. Este artigo discute a partir da transferência, a posição do analista diante desta realidade discursiva e aponta os efeitos sintomáticos do discurso tecnocientífico em função do incremento das adições e do apagamento do sexo como formas constatáveis de dessubjetivação.

Palavras-chave : discurso tecnocientífico; posição do analista; clínica psicanalítica; transferência; clínica do objeto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License