SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Trauma e estrutura familiarAlgumas considerações teóricas acerca de uma experiência hospitalar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versión impresa ISSN 1518-6148versión On-line ISSN 2175-3644

Resumen

ROSA, Miriam Debieux. A pesquisa psicanalítica dos fenômenos sociais e políticos: metodologia e fundamentação teórica. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2004, vol.4, n.2, pp. 329-348. ISSN 1518-6148.

O presente trabalho pretende fundamentar pesquisas que têm por objetivo desvendar a relação sujeito e fenômenos sócio-culturais e políticos, abordar as mudanças e os impasses da subjetivação na atualidade e estudar os fenômenos sociais. A exposição passa pela problematização da Psicanálise em extensão ou extramuros, que aborda, por via da ética e das concepções da psicanálise, problemáticas que se referem à prática psicanalítica referente ao sujeito enredado nos fenômenos sociais e políticos, e não estritamente ligado à situação do tratamento psicanalítico. Este é um tipo de pesquisa da Psicanálise iniciado por Freud e por ele nomeado de psicanálise aplicada, campo de várias discussões e impasses. Apresentamos as principais dificuldades da área e sua pertinência teórica e conceitual, com base em várias abordagens e dispositivos de análise da articulação sujeito e sociedade propostos por Freud e Lacan, assim como por autores contemporâneos. Discutimos questões metodológicas da pesquisa psicanalítica que inclui inconsciente e interpretação. Por fim, debatemos a indissociabilidade entre pesquisa e intervenção quando se trata de psicanálise.

Palabras clave : Psicanálise; fenômenos sociais; pesquisa psicanalítica; método psicanalítico; dispositivos psicanalíticos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License