SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Algumas considerações teóricas acerca de uma experiência hospitalarOs cursos de psicologia de Minas Gerais e a presença da psicanálise na disciplina psicopatologia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148On-line version ISSN 2175-3644

Abstract

JESUS, Saul Neves de et al. Formação em gestão do stresse. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2004, vol.4, n.2, pp. 358-371. ISSN 1518-6148.

Para prevenir e resolver situações de desmotivação e stresse profissional em profissionais de Educação e de Saúde foi formulado um Programa de Formação Contínua. A versão revista do Programa tem a duração de 50h, distribuídas em onze sessões, dez em sala, centradas nos seguintes aspectos: partilha de experiências profissionais com colegas, identificação de fatores de stresse e estratégias de coping para lidar com eles, substituir crenças irracionais por crenças mais apropriadas, treinar competências de assertividade e de relaxamento. No final, integra um dia de formação no exterior, fora de aula. Comparando os resultados obtidos antes e depois do Programa de Formação, os participantes revelam um aumento significativo da percepção de bem-estar profissional.

Keywords : formação contínua; gestão do stresse; bem-estar profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License