SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Cuidar sim, excluir nãoA violência da imagem: estética, feminino e contemporaneidade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148On-line version ISSN 2175-3644

Abstract

ANDREOLI, Giovani Souza  and  MARASCHIN, Cleci. Linguajares urbanos. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2005, vol.5, n.1, pp. 92-108. ISSN 1518-6148.

O principal objetivo do estudo é propor um entendimento dos grafismos urbanos como uma modalidade de linguajar. Partimos de conceitos da Biologia do Conhecer os quais permitem sustentar que os grafismos urbanos podem ser lidos como uma rede de conversações, já que são produzidos por coordenações de coordenações recorrentes de ações configurando processos coletivizáveis de sentido, potencializando o exercício da autoria. A navegação fotográfica foi o meio de registro das imagens. As coordenações entre as imagens foram auferidas a partir dos referenciais teóricos empregados. Os resultados põem em evidência o caráter conversacional de grafias urbanas evidenciando-se o exercício de autoria, os processos de constituição de interlocutores e os tensionamentos produzidos nesse linguajar.

Keywords : grafismos urbanos; autoria; rede de conversações.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License