SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1A violência da imagem: estética, feminino e contemporaneidadeSufismo y psicología índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

TORRES, Marco Antonio. Antagonismos entre o magistério católico e as conquistas de mulheres católicas a partir da teoria do discurso. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2005, vol.5, n.1, pp. 145-160. ISSN 1518-6148.

O presente artigo é um estudo teórico que pretende demonstrar a interação entre magistério católico contemporâneo e mulheres católicas, no que se refere ao entendimento sobre a não-concessão do sacerdócio às mesmas. Trabalha-se com a hipótese de que o discurso do magistério promove a discriminação das mulheres e sendo o Brasil um país com alto número de católicos, a esfera sócio-cultural é constantemente informada pelo discurso religioso. A partir dos posicionamentos feministas entre católicas, surge um certo antagonismo aos posicionamentos oficiais da Igreja1. Contudo, o modelo centralizador desta instituição lança mão de estratégias que visam manter a hegemonia do viriarcado cristão. A partir da carta de João Paulo II, ORDINATIO SACERDOTALIS, sobre a exclusividade do sacerdócio aos homens, e de posicionamentos da teologia feminista latino-americana, pretende-se sinalizar algumas articulações entre o pessoal e o coletivo na identidade da mulher católica e alguns obstáculos que elas enfrentam para desfrutarem de sua cidadania dentro do catolicismo.

Palavras-chave : identidade; mulheres; Igreja Católica; cidadania; discriminação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License