SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2A escuta analítica no espaço públicoA construção de um passado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

FERRARI, Ilka Franco  e  ARAUJO, Renato Sarieddine. O mal-estar do professor frente à violência do aluno. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2005, vol.5, n.2, pp. 261-280. ISSN 1518-6148.

Nesta pesquisa, intitulada "O mal-estar do professor frente à violência do aluno", desenvolvida por meio de questionário e entrevistas realizados com professores e alunos da rede particular de ensino de Belo Horizonte, estudou-se o que os profissionais consideram violência do aluno, assim como o mal-estar que advém das relações consideradas, por eles, como violentas. Os resultados apontam para o fato de que tanto a violência do estudante quanto o mal-estar do professor, na situação proposta pela pesquisa, parecem se aclarar no contexto de um "sintoma" contemporâneo, em que o declínio da autoridade do professor se entrelaça à perda do desejo de ensinar do educador. Essa situação confirma que há, no mundo contemporâneo, a necessidade de se buscar formas de reinventar o vínculo educativo, já que, sem ele, o processo civilizatório próprio da educação fica comprometido.

Palavras-chave : mal-estar; violência; vínculo educativo; contemporaneidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License