SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Oficinas terapêuticas no cenário da Reforma Psiquiátrica: modalidades desinstitucionalizantes ou não?A perversão, o desejo e a pulsão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

GORI, Cláudia Andréa. Considerações sobre a sintomatologia na histeria de angústia e na paranóia. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2005, vol.5, n.2, pp. 328-340. ISSN 1518-6148.

O ponto de partida deste trabalho é a idéia freudiana de que o sintoma é uma formação de compromisso que denuncia a presença de um sofrimento que é derivado de uma forma de funcionamento psíquico. Assim, neste trabalho, apresento uma proposta de leitura a respeito das relações possíveis de serem estabelecidas entre o sintoma e a forma de funcionamento psíquico sobre a qual ele se assenta. A questão central em torno da qual esta reflexão se faz presente é o problema da identificação de uma determinada forma de funcionamento psíquico por meio da visibilidade dos sintomas e o conseqüente distanciamento de uma das pedras fundamentais que Freud estabeleceu nas origens da psicanálise: o Inconsciente e a necessária invisibilidade que ele implica. Essa proposta de leitura tem como substrato teórico alguns fragmentos de textos freudianos que se referem à questão da sintomatologia em duas distintas formas de funcionamento psíquico, a saber: a histeria de angústia e a paranóia. Nesses fragmentos, o enfoque do trabalho recai sobre a sintomatologia presente nestes casos específicos de histeria de angústia e de paranóia e evolui para algumas considerações metapsicológicas a respeito do posicionamento que o sujeito assume diante de seu próprio sintoma e da realidade externa.

Palavras-chave : sintomatologia; psiquismo; inconsciente; histeria de angústia; paranóia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License