SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1As faces do trauma na contemporaneidade: a dialética do dizível e do indizível no transtorno do pânico, uma lacuna na históriaIdentidade e a degradação da carne índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

QUEIROZ, Cristiane Holanda  e  PINHEIRO, Clara Virgínia de Queiroz. Do mal-estar da existência ao biologismo das relações. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2006, vol.6, n.1, pp. 85-110. ISSN 1518-6148.

Com a crescente difusão do discurso científico-tecnológico no âmbito social, buscando ultrapassar os limites da experiência humana através da manipulação da vida em sua realidade biológica, podemos observar a constituição de novas maneiras de se conceber a nossa noção de humanidade. Tal concepção, que vem sendo forjada nas últimas décadas, encontra-se em contraposição à psicanálise a partir de dois aspectos aqui recortados, a saber, a disseminação da teoria desenvolvida por Sigmund Freud como um dos pensamentos mais relevantes e mais influentes para a formação das subjetividades modernas; e, principalmente, a noção de que a condição subjetiva só pode existir em função de restrições pulsionais que, por sua vez, geram um mal-estar impossível de ser debelado pelo sujeito. Tendo em vista, pois, a distinção entre a forma como a experiência humana se situa para a psicanálise e para as tecnologias biomédicas, propusemo-nos, neste texto, a delinear tais diferenças, utilizando como fio condutor uma obra ficcional, o Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley. Inicialmente, determinamos o que fundamenta a existência do sujeito em Freud e, em seguida, comentamos as visões prospectivas referentes a uma maior inserção das "tecnociências" na vida das pessoas, estabelecendo quais as repercussões possíveis que esta inserção pode trazer.

Palavras-chave : discurso científico-tecnológico; psicanálise; mal-estar; felicidade e literatura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License