SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Do mal-estar da existência ao biologismo das relaçõesAs metamorfoses do espelho do rosto materno na constituição do self da criança author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148On-line version ISSN 2175-3644

Abstract

DUNKER, Christian Ingo Lenz  and  KYRILLOS NETO, Fuad. Identidade e a degradação da carne. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2006, vol.6, n.1, pp. 111-124. ISSN 1518-6148.

A modernidade caracteriza-se por um duplo movimento na construção do corpo. Seu desencantamento e progressiva colonização como espaço homogêneo à natureza se faz acompanhar de um reencantamento de sua superfície como imagem. Neste movimento, o corpo surge como matriz última do indivíduo ideologicamente naturalizado e esteticamente artificializado. O presente estudo procura mostrar como há elementos críticos a esta concepção de corpo que residem na noção medieval de carne, entendida misticamente como exterioridade. Tal noção reaparece em Merleau-Ponty e em Lacan como forma de subversão do dualismo moderno. Nosso objetivo é mostrar como a carne reaparece em certas experiências limites retratadas pela estética contemporânea as quais mostram a degradação do corpo como uma forma de situar a paradoxalidade do objeto que supostamente representa.

Keywords : corpo; psicanálise; identidade; modernidade; ideologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License