SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Do mal-estar da existência ao biologismo das relaçõesAs metamorfoses do espelho do rosto materno na constituição do self da criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

DUNKER, Christian Ingo Lenz  e  KYRILLOS NETO, Fuad. Identidade e a degradação da carne. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2006, vol.6, n.1, pp. 111-124. ISSN 1518-6148.

A modernidade caracteriza-se por um duplo movimento na construção do corpo. Seu desencantamento e progressiva colonização como espaço homogêneo à natureza se faz acompanhar de um reencantamento de sua superfície como imagem. Neste movimento, o corpo surge como matriz última do indivíduo ideologicamente naturalizado e esteticamente artificializado. O presente estudo procura mostrar como há elementos críticos a esta concepção de corpo que residem na noção medieval de carne, entendida misticamente como exterioridade. Tal noção reaparece em Merleau-Ponty e em Lacan como forma de subversão do dualismo moderno. Nosso objetivo é mostrar como a carne reaparece em certas experiências limites retratadas pela estética contemporânea as quais mostram a degradação do corpo como uma forma de situar a paradoxalidade do objeto que supostamente representa.

Palavras-chave : corpo; psicanálise; identidade; modernidade; ideologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License