SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1As metamorfoses do espelho do rosto materno na constituição do self da criançaVida revirada: deficiência adquirida na fase adulta produtiva author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148On-line version ISSN 2175-3644

Abstract

PEREIRA, Maria Cecília  and  BRITO, Mozar José de. Desemprego e subjetividade no contexto brasileiro: uma análise interpretativa sob a ótica dos excluídos do mercado de trabalho industrial. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2006, vol.6, n.1, pp. 143-181. ISSN 1518-6148.

As mudanças ocorridas no mundo do trabalho, desde a década de 1970, além de definirem novas práticas produtivas, com impactos diretos sobre o trabalho, e direcionarem para novas condições de empregabilidade, também levam à precarização do trabalho e ao aumento do desemprego, incitando a emergência de novos valores sociais. Portanto, advoga-se o estudo do fenômeno do desemprego sob a ótica dos desempregados e sua subjetividade. Com isso, objetivou-se investigar os sentidos produzidos por desempregados e desempregadas do setor industrial, em um município no sul de Minas Gerais, acerca do desemprego, bem como compreender a manifestação subjetiva desses sentidos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas. Verificou-se o desemprego como produto social das novas condições de empregabilidade, como produto das transformações no mundo do trabalho, como exclusão social, como uma "prisão", como condição em busca de um lugar social e como "morte simbólica". Foram identificados sentidos últimos, esses sentidos representam elementos teóricos para o estudo do fenômeno do desemprego. São eles: "periferia desqualificada", "violência e criminalidade" e "morte simbólica". Acredita-se que este estudo é de extrema importância para diversas áreas de pesquisa, principalmente ao apresentar uma proposta teórico-metodológica para o estudo do fenômeno do desemprego e, conseqüentemente, para outros estudos que possam auxiliar no campo, por exemplo, da Administração, como o desenvolvimento de políticas públicas para a geração de empregos.

Keywords : sentidos do desemprego; subjetividade; reestruturação produtiva; precarização do trabalho; exclusão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License