SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Las fiestas populares en la modernidad: celebración y sufrimiento en la fiesta mayor de Gracia de Barcelona author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148On-line version ISSN 2175-3644

Abstract

PROCHNO, Caio César Souza Camargo  and  LEMOS, Moisés Fernandes. Considerações teóricas sobre a psicanálise freudiana: da metapsicologia aos textos sociais. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2006, vol.6, n.1, pp. 219-261. ISSN 1518-6148.

O presente estudo teve como objetivo rastrear conceitos na obra de Freud, verificando em que medida há indícios de articulação teórica entre a metapsicologia freudiana (1915-1917) e seus textos sociais (1913 [1912], 1921, 1927, 1930 [1929]/1987), notadamente no que concerne à relação entre a pulsão de morte e O mal-estar na civilização (1930 [1929]/1987), obra em que Freud demonstra seu pessimismo para com o futuro da civilização. Nossa suposição inicial era a de que, mesmo não se constituindo um caminho planejado, quando da produção dos textos metapsicológicos, já havia em Freud uma preocupação constante com os desígnios da civilização e que, ao aplicar o método interpretativo às questões relativas à cultura, ele amplia a leitura do social sem, contudo, pretender estabelecer uma sociologia freudiana. O estudo se caracterizou como uma pesquisa bibliográfica, sendo que como opção metodológica, apresentou-se o método indiciário ou semiótico, que, ao tomar a obra de Freud como um discurso, abriu perspectivas de análise dos objetivos propostos. Atenção especial foi dedicada aos conceitos de identificação, pulsão de morte e sublimação, os quais facultam o entendimento da psicologia individual e social. Na análise não foram encontrados indícios de uma forte e intrínseca articulação dos textos metapsicológicos (1915-1917) com os textos sociais de Freud, mas pode-se afirmar que Freud partiu de uma análise individual rumo ao social, aplicando os conceitos e descobertas da Psicanálise a uma realidade mais ampla que dualidade normalidade x patologia, ampliando e possibilitando novas leituras da civilização. O conceito de pulsão de morte ajuda a explicar O mal-estar na civilização e a metapsicologia psicanalítica continua aberta, com suas peculiaridades, desafios e contradições, à espera de novas investidas no sentido de melhor entender a organização social humana, contribuindo para um futuro mais promissor.

Keywords : intersubjetividade; metapsicologia; psicanálise; psicologia; sociologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License