SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Teoria das relações de objeto em Freud e FairbairnSobre as paradoxais fronteiras do corpo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

BESSET, Vera Lopes et al. Trauma e sintoma: da generalização à singularidade. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2006, vol.6, n.2, pp. 311-331. ISSN 1518-6148.

Em sua origem grega, a palavra trauma remete a ferida. Para a psicanálise, o trauma é a marca do encontro de um sujeito com o sexual. Sendo assim, 'vivências traumáticas' estão na base da formação do sintoma, que reúne efeitos positivos e negativos do trauma e em que se observa a expressão preponderante, ora de uma, ora de outra tendência. Nessa concepção, o sintoma pode ser entendido como o tratamento que cada sujeito confere ao trauma. Em seu tratamento, a clínica psicanalítica opera particularmente sobre tais efeitos, que estão na base da 'fixação' do sujeito em dada posição, num modo singular de satisfação. Essa proposta implica a responsabilidade do sujeito face ao que Freud nomeou "escolha da neurose". Em contraponto com isso, observa-se, em nossos dias, a busca de uma certa padronização do traumático, remetido a catástrofes mundiais ou individuais, de modo generalizado. Essa abordagem apresenta-se em consonância com uma psiquiatria orientada pelo DSM-IV, que propõe uma descrição "objetiva" do traumático, na qual o sintoma é concebido como transtorno. Como conseqüência, há uma tendência à des-responsabilização dos sujeitos face a seu próprio sofrimento e à segregação destes em grupos de 'traumatizados'. Nesse contexto, a psicanálise ainda aposta nas ferramentas deixadas por Freud: fazer falar o sujeito sobre aquilo que o faz sofrer. E, em resposta às exigências de nosso tempo, psicanalistas de inspiração lacaniana não recuam frente ao atendimento de 'traumatizados', como indicam dados de experiências recentes. Neste artigo, valemo-nos de alguns subsídios teórico-clínicos encontrados na obra freudiana para aprofundar a abordagem do trauma na clínica psicanalítica, atualizados pela referência a autores contemporâneos, inspirados no ensino de Lacan.

Palavras-chave : trauma; sintoma; psicanálise; traumatizados; tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License