SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Trauma e sintoma: da generalização à singularidadePor uma clínica do impessoal: articulações entre o corpo e o tempo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148On-line version ISSN 2175-3644

Abstract

MARSILLAC, Ana Lúcia Mandelli de  and  SOUSA, Edson Luiz André de. Sobre as paradoxais fronteiras do corpo. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2006, vol.6, n.2, pp. 332-344. ISSN 1518-6148.

Neste artigo, buscaremos refletir sobre as fronteiras do corpo. Entendemos que elas não são estanques, mas lábeis, constituídas através da intrincada relação entre o corpo, a subjetividade, o laço social e a passagem do tempo. A partir de alguns aportes teóricos da psicanálise, trabalhamos com uma idéia de corpo que se constitui em constante movimento, através de suas construções simbólicas, bem como da labilidade das imagens que dá a ver. Visualizamos um corpo/sujeito, intrincado com sua cultura; um corpo mutante que paradoxalmente está sempre almejando uma forma estável. Analisamos que a imobilidade da imagem do corpo tranqüiliza o sujeito na sua posição defensiva. Da mesma forma, os jogos sociais de poder visam conferir ao corpo um lugar prédeterminado, buscando torná-lo um corpo dócil. No cenário contemporâneo, somos atravessados pela lógica da velocidade dos valores, perdendo gradativamente a capacidade de afetar-nos pelos detalhes da vida. Com a Arte, destacamos o valor das marcas passadas, da alteridade e dos horizontes possíveis na constituição deste corpo/sujeito em perpétua metamorfose, mas que se reconhece enquanto Um/ singular. Visualizamos espaços de resistência à velocidade, buscando formas que rompam com o mimetismo preocupante de nosso tempo.

Keywords : corpo; sujeito; tempo; arte e contemporaneidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License