SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Sobre as paradoxais fronteiras do corpoBody Modification (BM): o corpo e a experiência de si no contemporâneo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148On-line version ISSN 2175-3644

Abstract

DEBENETTI, Carmen Ines  and  FONSECA, Tania Mara Galli. Por uma clínica do impessoal: articulações entre o corpo e o tempo. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2006, vol.6, n.2, pp. 345-369. ISSN 1518-6148.

Este trabalho problematiza a questão da origem na Psicanálise. Se o existente para o psiquismo, no âmbito da representação, tem uma origem única nos primeiros anos de vida ou é possível pensar distintos momentos para a sua inscrição. Articula-se o conceito de "processo originário" de Piera Aulagnier com conceitos de acontecimento e de impessoal da Filosofia da Diferença para dar conta da intervenção do não representável e do novo na constituição da subjetividade. No pré-representativo, figura o originário-gênese, que privilegia o impessoal que tem a característica de não ser pessoal nem individual. Este irrepresentável é uma série de marcas e fatos mentais vinculados ao devir, opera como tendência a completar atos e está à espera de um corpo ou objeto que lhe dê significação. Neste sentido, o momento originário se desloca para entre os corpos como causa que vai fazer congelar, repetir, aparecer. O que se passa entre os corpos é uma novidade radical que reinventa o originário. Neste sentido, a transferência não deve apontar essencialmente para o reencontro com o passado, mas deixar lugar para que se produza o inédito. A interpretação introduz outro trabalho a realizar que começa no entre, em que não há coincidências, no inominável do entre que gera inconsciente e constrói outras origens.

Keywords : clínica psicanalítica; Piera Aulagnier; irrepresentável do corpo; acontecimento na clínica; Filosofia da diferença.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License