SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Por uma clínica do impessoal: articulações entre o corpo e o tempoRelações amorosas na contemporaneidade e indícios do colapso do amor romântico (solidão cibernética?) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148On-line version ISSN 2175-3644

Abstract

NOLASCO, Sócrates A.. Body Modification (BM): o corpo e a experiência de si no contemporâneo. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2006, vol.6, n.2, pp. 370-395. ISSN 1518-6148.

Este texto foi elaborado a partir do trabalho de pesquisa que venho realizando junto à população de jovens universitários. Em meu trabalho, busco identificar o uso psíquico que a experiência de marcar o próprio corpo tem para um sujeito, bem como o papel que a consciência de si desempenha neste processo. No Brasil, as modificações corporais têm sido praticadas por pessoas sem habilitação técnica. A prática da modificação corporal está sendo adotada por estes indivíduos como uma ferramenta de afirmação de si mesmo no mundo. No contexto das sociedades cibernéticas e informacionais, as alterações de aparência resgatam o corpo como processo vivo, fazendo-o reaparecer como lugar onde se passa a cena subjetiva. As modificações corporais podem ser analisadas como uma tentativa de pessoalizar o impessoal que perpassa a existência contemporânea. Tais alterações surgem em uma sociedade em que o conceito de natureza humana vem se alterando e se aproximando de um modelo em que a técnica se tornou o seu eixo norteador.

Keywords : subjetividade; modificações corporais; corpo; consciência; cultura contemporânea; dor; fenomenologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License