SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Body Modification (BM): o corpo e a experiência de si no contemporâneoApego e perda ambígüa: apontamentos para uma discussão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

GUEDES, Dilcio  e  ASSUNCAO, Larissa. Relações amorosas na contemporaneidade e indícios do colapso do amor romântico (solidão cibernética?). Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2006, vol.6, n.2, pp. 396-425. ISSN 1518-6148.

O ensaio articula considerações teóricas acerca dos relacionamentos amorosos, do casamento e da separação nas sociedades ocidentais em uma perspectiva histórico-crítica, a fim de compreender como o fenômeno das relações amorosas é subjetivado atualmente e como o advento das novas tecnologias inserem-se no contexto das relações afetivas. Este trabalho também apresenta uma releitura teórica acerca do fenômeno do amor romântico moderno, supondo possíveis indícios do seu colapso na contemporaneidade, tendo-se em vista um conjunto de transformações sociais . Reflete ainda que os modelos de relações afetivo-amorosas podem estar sendo modificados pela diminuição da freqüência de contatos primários, pelo narcisismo e individualismo exagerado, pela personificação das patologias, pela ausência de poder dos indivíduos ante escolhas de padrões comportamentais e de bens materiais impostos pela sociedade e aparelhos ideológicos voltados para o consumo massificado, e pelo impacto comercial da mídia. Estes aspectos parecem gerar comportamentos impulsivo-compulsivos, tornando as pessoas descartáveis, prescindíveis como objetos de consumo e necessitadas de saberes interventivos que busquem uma cura ou fórmula imediata para amenizarem o mal-estar gerado por estas transformações. Finalmente, tais elementos parecem engendrar vivências de solidão, de ansiedade e de insatisfação constante. Encontros efêmeros entre as pessoas parecem configurar as relações interpessoais na contemporaneidade em decorrência, parcialmente, do culto narcísico e individualista, igualmente facilitado pelas novas tecnologias e o consumo.

Palavras-chave : relações amorosas; tecnologia; contemporaneidade; psicologia e cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License