SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Relações amorosas na contemporaneidade e indícios do colapso do amor romântico (solidão cibernética?)Melancolia, ressentimento e laço social: repercussões na clínica psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

NASCIMENTO, Cecilia Cassiano; COELHO, Maria Renata Machado; JESUS, Marla Rejane Pereira de  e  MARTINS, Waleska Vassilieff. Apego e perda ambígüa: apontamentos para uma discussão. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2006, vol.6, n.2, pp. 426-449. ISSN 1518-6148.

Este artigo busca a compreensão ampliada do processo de luto e perda, a partir da Teoria do Apego proposta por John Bowlby, nos idos dos anos 50. Apresenta a discussão da formação dos vínculos afetivos primários, tendo como base o apego-como formador central da personalidade- sua persistência e sua relação com o luto e a perda. Estudos sobre a perda e separação involuntária co-relacionam diversos distúrbios da personalidade, como depressão, desapego emocional e ansiedade. No estudo do processo do luto, a teoria de Apego oferece a base teórica para a compreensão dos sentimentos e sintomas freqüentemente encontrados na reação à perda. O luto pode ser assim caracterizado como uma resposta à perda de um objeto valorizado, que pode ser tanto uma pessoa amada quanto bens ou situações. O luto é um processo individual, familiar e social. Ele recai sobre todos os membros da família e do grupo social, afetando-os de diferentes maneiras e recolocando o enlutado no contexto social com um diferente papel a ser desempenhado.(Firth, 1961 apud Bowlby, 1998). Apresentamos aqui parte da discussão teórica de um trabalho de pesquisa, que usa pela primeira vez, no Brasil, a Escala de Perda Ambígua de Pauline Boss. A teoria que trata da perda ambígua, postulada por Pauline Boss, apresenta uma forma específica de luto que atinge tanto o indivíduo quanto a família, quando não ficam claras as fronteiras familiares sobre alguém que está ausente física ou psicologicamente. A autora fundamenta-se na leitura sistêmica da família,concebendo-a como um sistema dotado de fronteiras e compreendido interpsiquicamente por meio da comunicação entre seus membros. O divórcio é abordado como uma forma possível de perda ambígua, assim como desaparecimento de pessoas queridas ou a perda das faculdades mentais. ressaltando a relevância de estudos sobre este tema.

Palavras-chave : apego; vínculo; luto; perda; perda ambígua; fronteiras familiares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License