SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Apego e perda ambígüa: apontamentos para uma discussãoFactores asociados a la ansiedad y fobia social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

CARNEIRO, Henrique Figueiredo; MAPURUNGA, Juçara Rocha Soares; SILVA, Janaína Sousa Bezerra da  e  COSTA, Raul Max Lucas da. Melancolia, ressentimento e laço social: repercussões na clínica psicanalítica. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2006, vol.6, n.2, pp. 450-471. ISSN 1518-6148.

Este trabalho é resultado de uma pesquisa elaborada pelo Núcleo de Prevenção Social - PRESOCIAL, vinculado ao Laboratório sobre as novas formas de inscrição do Objeto - LABIO. O presente artigo discute as posições melancólicas e ressentidas do sujeito frente ao objeto a partir das atualizações discursivas que chegam à clínica contemporânea. Em um primeiro momento, traçamos um percurso teórico a fim de situar a melancolia e o ressentimento na constituição dos laços sociais. Em seguida, tomamos o fenômeno da adolescência como ilustração das peculiaridades dos sintomas contemporâneos. Por fim, destacamos as vicissitudes da melancolia e do ressentimento na práxis clínica, ressaltando o lugar do analista.

Palavras-chave : melancolia; ressentimento; culpa; adolescência e clínica psicanalítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License