SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Ethos y Eros ¿Relación (im)posible?:Problematizações feministas à obra de Michel Foucault author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148On-line version ISSN 2175-3644

Abstract

LIMA, Maria Celina Peixoto. A escrita adolescente como cena dos impasses do feminino. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2007, vol.7, n.1, pp. 29-43. ISSN 1518-6148.

A questão da mulher, para Freud, não é solucionada, e o desejo feminino persiste até o fim de sua vida como um enigma: o que quer uma mulher? Lacan, no artigo La signification du phallus, retoma o conceito de "mascarada" de Joan Rivière para indicar a tentativa de elaboração da posição feminina pelo estabelecimento de uma ficção fálica, no velamento de um vazio insuportável. Trata-se aqui de analisar a escrita do diário adolescente como uma versão do véu que situa o feminino. Haveria na escrita do diário uma demanda, ao mesmo tempo, de exibição e de camuflagem, assim como uma espécie de promessa da possessão de algo precioso, guardado em segredo, a questão mesma do semblante, tal como é tratada por Lacan; jogo que testemunha o caráter simbólico do falo, pois ele se apóia justamente sobre o artifício do véu, que consiste em esconder para fazer existir. Este trabalho interroga a vocação da escrita a servir de cena à trama da feminilidade, na qual o apelo sedutor ao olhar sugere a insistência da imagem, e a expressão de elementos heterogêneos (desenhos, colagens, letras) revela o transbordamento do feminino além do contorno do texto.

Keywords : psicanálise; adolescência; escrita; feminino; letra.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License