SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1A escrita adolescente como cena dos impasses do femininoA visibilidade do suposto passivo: uma atitude revolucionária do homossexual masculino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

NARVAZ, Martha  e  NARDI, Henrique Caetano. Problematizações feministas à obra de Michel Foucault. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2007, vol.7, n.1, pp. 45-70. ISSN 1518-6148.

Este trabalho propõe-se a problematizar alguns aspectos da obra de Michel Foucault a partir do diálogo - mutuamente enriquecedor - entre Foucault e os estudos feministas. Mantidas as diferenças e as tensões que lhes são constitutivas, acreditamos que as feministas podem operar, a partir das ferramentas conceituais desenvolvidas por Foucault, na desconstrução dos discursos hegemônicos acerca dos sexos e dos gêneros, tanto quanto os foucaultianos podem igualmente enriquecer suas análises através da incorporação das problematizações feministas às suas reflexões. Inicialmente, destacamos algumas convergências entre Foucault e o feminismo, em especial no que se refere às questões da ética, da liberdade, do poder, da crítica à razão ocidental e à teoria universalizante do sujeito. A seguir, apontamos algumas áreas problemáticas na obra de Foucault, entre elas a omissão dos aspectos de gênero e da erótica feminina em seus escritos. Ao final, discutimos as implicações da recuperação de Foucault do modelo de relações da Grécia Antiga, androcêntrico, desigualitário e hierárquico, na busca por modos de subjetivação sustentados em uma ética construída em torno da prática reflexiva da liberdade e de uma nova estética da existência.

Palavras-chave : feminismo; estudos feministas; gênero; Michel Foucault; perspectivas androcêntricas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License