SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Para uma semiologia psicanalítica das toxicomanias: adicções e paixões tóxicas no Freud pré-psicanalíticoNarrativas, conhecimento e homem simbólico: entrelaçamentos entre saberes e fazeres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

GARCIA, Claudia Amorim. Os estados limite e o trabalho do negativo: uma contribuição de A.Green para a clínica contemporânea. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2007, vol.7, n.1, pp. 123-135. ISSN 1518-6148.

Este artigo se constitui numa discussão sobre a clínica dos estados-limite a partir da contribuição de A Green. O texto apresenta a contribuição greeniana sobre os estados-limite ao longo de duas décadas, partindo da premissa de que uma teoria explicativa desses casos exige a consideração das vicissitudes do objeto, da construção dos limites psíquicos e do trabalho do negativo. O argumento central gira em torno da hipótese de que nesses casos, que caraterizam o que vem sendo denominado de clínica do vazio, a onipresença do objeto invasivo e a inaccessibilidade do objeto idealizado interferem gravemente na capacidade de construir representações, problema central na clínica dos estados-limite. A impossibilidade de constituir a ausência enquanto presença em potencial impede o pensamento e o acesso ao desejo, enquanto que as angústias de fusão e de separação atestam a fragilidade dos limites psíquicos, nestes casos, demonstrando que o objeto não se deixou apagar. Na conclusão, o artigo sugere que o trabalho do negativo, em seus aspectos estruturantes, não acontece de maneira satisfatória com esses pacientes que parecem, ao contrário, à mercê de seus efeitos patológicos dramaticamente encenados nas manifestações de depressão primária e nas graves conseqüências da cisão, muito freqüentes nestes casos.

Palavras-chave : estados-limite; trabalho do negativo; pensamento; angústia de intrusão; angústia de separação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License