SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Os estados limite e o trabalho do negativo: uma contribuição de A.Green para a clínica contemporâneaPsicose e Sociedade: interseções necessárias para a compreensão da crise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

SOUZA, Mériti de. Narrativas, conhecimento e homem simbólico: entrelaçamentos entre saberes e fazeres. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2007, vol.7, n.1, pp. 137-161. ISSN 1518-6148.

A dicotomia entre conhecimento e prática ensejada pela modernidade e pelo paradigma científico a ela associado tem sido debatida no cenário contemporâneo a partir de leituras denominadas modernas e pós-modernas. O modo de produzir subjetividade e conhecimento que predomina no cenário contemporâneo produz, por um lado, subjetividades que se acreditam constituídas por uma consciência capaz de expurgar os afetos e controlar o entorno e a si própria. Por outro lado, temos a produção da ciência calcada no pressuposto do saber absoluto e verdadeiro. Problematizar temas relevantes a esses debates e subjacentes a essas leituras se revela fundamental ao exercício da prática do profissional que se preocupa com a sua inserção crítica, já que as concepções em pauta subsumem o debate sobre o homem simbólico, as narrativas e a concepção sobre o real. Neste artigo, o objetivo específico é analisar o pressuposto anti-realista e o pressuposto da dissolução das referências identitárias concomitante às suas reverberações na produção subjetiva e social. De forma específica, focalizamos a concepção sobre o ato de conhecer e sobre o sujeito que conhece e as suas relações com a constituição subjetiva e cognoscente. Ato contínuo, essas análises são ilustradas a partir de recortes do trabalho realizado com grupos em uma instituição escolar e são estabelecidas relações entre as práticas psicológicas e as leituras acerca da constituição subjetiva e do sujeito do conhecimento.

Palavras-chave : conhecimento; sofrimento; narrativas; subjetividade; prática psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License