SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Psicose e Sociedade: interseções necessárias para a compreensão da criseProfissão perigo: percepção de risco à saúde entre os catadores do Lixão do Jangurussu author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148On-line version ISSN 2175-3644

Abstract

MENEZES, Catarina Nívea Bezerra et al. Câncer infantil: organização familiar e doença. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2007, vol.7, n.1, pp. 191-210. ISSN 1518-6148.

Trata-se de um estudo bibliográfico que objetivou investigar a literatura psicossocial sobre as experiências das famílias que têm crianças e adolescentes com câncer, publicada no contexto brasileiro nos últimos dez anos. Almejou-se traçar um panorama do estado da arte das publicações nessa área, identificando possíveis lacunas e tendências. Para a coleta de dados, foi utilizado o método do levantamento bibliográfico, mediante a busca não-sistemática de artigos indexados e livros. As publicações foram submetidas a uma análise qualitativa, agrupando-se os achados considerados relevantes para orientar as intervenções da equipe de saúde. Os resultados evidenciaram um número crescente de publicações nessa área, que mostram que a equipe multiprofissional necessita oferecer informações e apoio contínuo às famílias para ajudá-las a enfrentar as situações estressantes, de modo que possam colaborar e participar ativamente do tratamento.

Keywords : câncer infantil; oncologia pediátrica; neoplasias; criança; cuidado psicossocial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License