SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Sujeto y alienación: Moisés, el padre como Ese UnoAbrigo para crianças de 0 a 6 anos: um olhar sobre as diferentes concepções e suas interfaces author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148On-line version ISSN 2175-3644

Abstract

ALENCAR, Helenira Fonsêca de  and  FREIRE, José Célio. O lugar da alteridade na psicologia ambiental. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2007, vol.7, n.2, pp. 305-328. ISSN 1518-6148.

Este artigo retoma uma discussão sobre o lugar da alteridade na Psicologia Ambiental, analisando as seguintes categorias: apropriação do espaço, identidade de lugar, apego a lugares e mapas afetivos. Com essa análise, investigamos, dentro da perspectiva transacionalista da Psicologia Ambiental, o lugar do outro na relação do sujeito com o ambiente, a partir de uma ética baseada na concepção da alteridade radical de Emmanuel Lévinas. Realizamos um estudo teórico-crítico das dimensões éticas envolvidas nos postulados teóricos da Psicologia Ambiental, a partir da metodologia desconstrucionista (Derrida), que utiliza a polissemia, a disseminação, a repetição e a diferença como elementos discursivos. Quanto ao conceito de apropriação do espaço, foi realizada uma discussão sobre a centralidade do eu em detrimento da alteridade e o esforço para transformar o outro no mesmo, através de um processo ativo ou simbólico. O conceito de identidade de lugar foi desconstruído a partir do conceito de identificação, o qual remete ao de apropriação do espaço. A ele foram propostos os conceitos de ipseidade e de hospitalidade ao ambiente outro, como alternativas éticas de acolhimento da alteridade. Encontramos a possibilidade ética da alteridade nos conceitos de apego ao lugar e mapas afetivos quando estes implicam no acolhimento do diferente, independente de uma identificação prévia com este.

Keywords : ética; alteridade; subjetividade; Psicologia Ambiental; desconstrução.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License