SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2O lugar da alteridade na psicologia ambientalCorpos invasivos e violentos: subjetivação e incorporação dos sentidos em Foucault e Merleau-Ponty author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148On-line version ISSN 2175-3644

Abstract

CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves; MAGALHAES, Celina Maria Colino  and  PONTES, Fernando Augusto Ramos. Abrigo para crianças de 0 a 6 anos: um olhar sobre as diferentes concepções e suas interfaces. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2007, vol.7, n.2, pp. 329-352. ISSN 1518-6148.

Este artigo procura sistematizar referenciais e concepções presentes na literatura que têm orientado a discussão sobre o que são e como funcionam os abrigos para crianças na faixa-etária de 0 a 6 anos. Nesse sentido, apresenta e discute concepções que definem o abrigo enquanto 1) instrumento da política de proteção social à infância, 2) instituição asilar infantil, 3) ambiente coletivo de cuidado e 4) contexto ecológico do desenvolvimento humano. O tom paradoxal que marca a relação entre proteção e risco em estudos sobre a qualidade do ambiente físico e social em instituições de abrigo é discutido em função da natureza complexa dessa modalidade de cuidado infantil e as implicações de suas características contextuais para o desenvolvimento da criança institucionalizada.

Keywords : infância; criança institucionalizada; abrigo para crianças; desenvolvimento infantil; cuidado infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License