SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Corpos invasivos e violentos: subjetivação e incorporação dos sentidos em Foucault e Merleau-PontyA construção de um aparelho vocal em um adolescente psicótico: resultado terapêutico da Apresentação de Pacientes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

FROEMMING, Liliane Seide  e  RIBEIRO, Márcia Regina. Melancolia como herança no filme Cidadão Kane. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2007, vol.7, n.2, pp. 385-404. ISSN 1518-6148.

O texto propõe um estudo, com base na teoria Psicanalítica, sobre o filme Cidadão Kane, de Orson Welles, abordando alguns aspectos em relação à melancolia. Trata-se de considerar algumas partes do contexto fílmico (roteiro, música, montagem), assim como a biografia do autor e contexto social, como dispositivos que dão um certo relevo à idéia da impossibilidade de se fazer um luto pela perda de um objeto amado. Para além da sintomatologia clássica referida à melancolia, a ênfase é dada no processo da perda descrito por Freud em seu texto Luto e Melancolia de (1917 [1915]). O filme nos faz refletir sobre o quanto o que se herda pode estar paradoxalmente referido a uma perda. O personagem Kane, na sua infância, herda uma fortuna ao mesmo tempo em que perde o convívio com os pais; assim, o que ele não leva de sua casa (o trenó Rosebud) é o que o acompanha pelo resto da vida, enquanto significante, vinculado ao abandono. A montagem, um dos aspectos da análise fílmica, é mais detalhadamente analisada por ser considerada pelo próprio Welles como o elemento principal da obra de arte cinematográfica. Outra proposição que se apresenta, neste artigo, é a idéia de que também a montagem, neste filme, pode ser pensada como produtora de um efeito melancólico.

Palavras-chave : Cidadão Kane; montagem; psicanálise; melancolia; significante.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License