SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Melancolia como herança no filme Cidadão KaneTranstornos alimentares: uma perspectiva social author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148On-line version ISSN 2175-3644

Abstract

SANTIAGO, Ana Lydia  and  LOPES, Ana Maria Costa da Silva. A construção de um aparelho vocal em um adolescente psicótico: resultado terapêutico da Apresentação de Pacientes. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2007, vol.7, n.2, pp. 405-416. ISSN 1518-6148.

O presente trabalho apresenta os resultados terapêuticos da Apresentação de pacientes em um adolescente psicótico, atendido em um Serviço de Saúde Mental. A Apresentação de Pacientes praticada neste Serviço inscreve-se como metodologia de pesquisa para a análise diagnóstica e intervenção terapêutica de casos de crianças e adolescentes considerados "criança-problema" em função das dificuldades manifestadas para a educação e para o tratamento clínico. Trata-se de um Projeto de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com a Secretaria de Saúde da cidade de Belo Horizonte e o Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais. A proposição desse espaço clínico surge como um recurso diante da emergência de uma dificuldade própria à instalação da transferência na psicose, que é a manifestação de fenômenos de caráter persecutório na relação com o analista. O valor clínico da entrevista é atestado pelo surgimento de algo inusitado na busca da emergência do sujeito. A voz áfona do sujeito é convocada para representar o seu eu e isola-se, então, um elemento inicial a partir do qual o paciente constrói uma ficção sintomática para aparelhar o gozo e mobilizar o real do gozo do Outro. O que constitui o efeito terapêutico da Apresentação de Pacientes, nesse caso, é a possibilidade de este sujeito poder se representar por meio da construção de um aparelho vocal mediador, que lhe torna possível a relação com o semelhante.

Keywords : psicose; adolescência; resultados terapêuticos; Apresentação de Pacientes; psicopatologia psicanalítica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License