SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Transtornos alimentares: uma perspectiva socialMulher, corpo e subjetividade: uma análise desde o patriarcado à contemporaneidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

OLIVEIRA, Carmen Silveira de  e  DETONI, Maria Célia. Vontade de imagem e celebrização do cotidiano na tela. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2007, vol.7, n.2, pp. 433-450. ISSN 1518-6148.

Neste artigo é analisado um episódio da série "Lente Indiscreta", "Straight Plan for The Gay Man", veiculado pelo canal GNT, em 2005, em que um cidadão comum se dispõe a ver sua imagem pessoal desconstruída diante de milhões de olhos que perscrutam também seus movimentos de construção de um novo corpo. Aborda o interjogo entre visibilidade e intimidade presente em seriados da mídia televisiva contemporânea A partir da idéia de publicização celebrizada da existência, busca-se cartografar os movimentos dos personagens quanto aos diferentes sentidos empregados no uso da vontade de potência. Reflete-se sobre a negação da existência como trabalho pessoal de construir possibilidades de ser e estar no mundo, uma vez que a subjetivação vê-se capturada por mudanças que devem acontecer com velocidade, sem imprevistos e com metas previamente definidas. Neste sentido, o protagonista do programa em análise é uma metáfora do sedentarismo contemporâneo, quando os sujeitos se vêem desprovidos da condição de elaborar critérios para o cuidado de si, consumindo em suas poltronas modos de vida "new fashion" que lhes absolvem da necessidade de experimentação.

Palavras-chave : celebridade; subjetivação; vontade de potência; contemporâneo; espetáculo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License